Livros

Como ler mais

Algumas pessoas sempre me perguntam como eu leio tanto e às vezes em tão pouco tempo. Ficam curiosas, querendo uma dica ou duas sobre como aumentar seu nível de leitura. Pois aí vai um pouco do que eu sei a respeito.

Ler deve ser uma atividade prazerosa. Eu normalmente uso minhas leituras como um tipo de escape do mundo real. Gosto de estar integrada em diferentes tipos de histórias e universos paralelos ao qual eu vivo. Desde pequena nunca fui a mais popular dos seres, mas sempre gostei de observar as pessoas ao meu redor. Ler me permite conhecer uma gama de personagens, cada um com suas determinadas peculiaridades, me sinto próxima deles como se acabassem por se tornar meus grandes amigos.

Ao contrário do que pensam, eu não gosto de ler tudo. Detesto textos acadêmicos, notícias de jornal, artigos de revistas. Também tenho sério preconceito quanto a ler o mesmo livro duas vezes… o que chega até a me causar alguns probleminhas.

Então, minha primeira dica é: leia o que você gosta. Procure leituras que sejam do seu interesse, sem se importar com o que os outros irão pensar.

Minha segunda dica é: procure livros que irão lhe acrescentar algo. Não importa exatamente o quê, desde que para você haja alguma utilidade, ótimo! Ano passado estava escrevendo meu temido TCC que foi sobre Literatura Fantástica e eu nunca li tantos livros desse gênero como nesse período da minha vida (Okay, é meu gênero preferido, mas ainda assim). Eram livros aparentemente sem nenhum sentido importante ao ver de muitos outros leitores que talvez gostem de clássicos ou romances, mas para mim foi essencial. Isso fez com que eu entendesse mais a respeito do meu tema, além de ter descoberto informações muito relevantes a respeito de um gênero literário que sempre me encantou e que sempre vi como subestimado por outros tipos de leitura, mas acabei descobrindo sua relevância no meio literário.

Terceira dica: pare de se preocupar com tamanho. Se você quer ler mais, ter algum tipo de record ou meta estabelecida de leitura, como por exemplo ler cinco livos em um mês, você não deve se preocupar em ler títulos imensos. Um livro de 500 páginas pode demorar muito para ser lido, dependendo do seu contexto e do ritmo de quem o está lendo. Então ler três ou quatro livros de 200 páginas pode ser mais proveitoso para você. Se está começando a ingressar no meio literário agora. então é bom iniciar com livros mais finos, histórias curtas e seguir progredindo daí.

Quarta dica: não espere ter tempo para ler, pois você nunca lerá. A vida é muito corrida, principalmente para quem vive em grandes metrópoles, mas o lado bom disso é que temos os transportes públicos! Paraíso para os leitores mais ocupados. Encaixe a leitura nas brechas que você tiver. Na volta para casa do trabalho você pode ler, mesmo de pé dentro do ônibus ou até mesmo andando na rua como eu tenho o costume de fazer (mas não recomendo esse hábito, nunca se sabe quando um poste pode trombar com você). Leia enquanto espera uma consulta médica, leia enquanto está na fila do banco, leia no seu horário de almoço. Leia, leia, leia! Sempre tenha um livro a mão, escondido na bolsa ou na mochila, para ocasiões como essas.

Quinta dica: nunca leia por obrigação. Na verdade, isso complementa a primeira dica. Tudo que é feito apenas por obrigação é chato, cansativo e tedioso. Então, se você não estiver a fim de ler aquele dia, não leia. Se você começou um livro e não gostou da história não prossiga forçadamente. Não tenha medo de abandonar um livro, ele vai entender se você o fizer. Pois já dizia Ranghantan: A cada livro, seu leitor. A cada leitor, seu livro.

Entenda que não é você que escolhe um livro, normalmente é ele que te escolhe. Espero ter ajudado com essas dicas e boa caminhada nessa vida leitora!

Até a próxima! 😀

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s