Organização

Uni Duni Tê

Acredito que todo mundo (até os meninos mais másculos) brincaram de Uni duni tê na infância, os mais antigos até devem lembrar daquela música do Trem da Alegria (Uni duni tê oooh o salame minguê ooo o sorvete colorê sonho encantado onde está você).

Mas isso aqui não é pra ser um post nostalgia, muito embora eu esteja aqui digitando enquanto escuto a melodia do salame minguê com bastante saudade e entusiasmo. No entanto, não trago essa lembrança à toa. Quando eu era criança e não sabia o que escolher fosse um doce, um brinquedo ou uma roupa para vestir, eu acabava optando pela opção mais viável: decidir na base do uni duni tê.

Embora eu pensasse que a escolha da brincadeira seria definitiva, eu sempre tinha uma preferência pelo que queria, mesmo com a dúvida batendo a porta. Então, se o uni duni tê não caísse na minha decisão mais viável eu burlava o jogo e apontava para o que eu realmente queria.

Isso se repetia constantemente, porque mesmo depois de escolher eu ainda continuava indecisa.

Já adulta, procurei não recorrer aos meus antigos métodos de escolha e tornar-me uma pessoa menos indecisa. Nem sempre dá certo.

O pior defeito do ser humano é a indefinição. Quando você é uma pessoa indefinida, fica à deriva num mar de opiniões sem saber a sua própria. O que poderia ser pior do que isso? Entender o que cada um definiu para si mesmo, mas não saber o que definir na sua vida e acabar indo pelos caminhos que outros já foram sem trilhar os seus próprios passos.

E para trilhar a sua rota é preciso saber para onde se está indo.

Quanto mais eu lido com a juventude atual mais eu percebo o quanto estão todos perdidos. Até adultos não sabem exatamente onde estão e para onde vão. Isso é uma tragédia do mais alto nível, pois imagine uma estrada cheia de carros e um céu cheio de aviões onde nenhum deles sabe exatamente qual a direção devem seguir, vão acabar todos colidindo e criando uma catástrofe!

Não faça parte desse complô do terror.

Esse foi um ano de muitas indecisões da minha parte. E devemos lembrar que indecisão é sinal de dúvida, e dúvida é um mal que deve ser arrancado de nossas vidas pela raiz. Parece óbvio, mas custei a descobrir isso. Tive que passar por algumas situações desagradáveis me perguntando o por quê de tais coisas quando percebi que aquilo era um reflexo do quanto eu mesma estava sendo desagradável com minha falta de definição.

Não importa se parece um absurdo, se parece que não vai dar certo, se parece que você não vai conseguir. Não desista porque os outros dizem que você não pode. Se você definiu algo para si, vá lá e faça.

“Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo” Provérbios 16.3

Ele irá abençoa-lo, mas você precisa ter um plano.

Encontre uma direção e decida-se por ela em definitivo. Não que você não possa mudar vez ou outra pelo caminho, desde que essa mudança seja para melhor e bem pensada. O que não vale é desviar do caminho a cada esquina, sem saber para onde ir.

Quando estiver confuso, recomponha-se e com racionalidade pense “É isso ou aquilo?”. Pois, infelizmente, o uni duni tê não funciona para nós adultos e o sonho encantado que tanto procuramos na verdade se encontra dentro de nós, é com a decisão de realizá-lo que iremos obtê-lo por completo.

Reinvente-se, mas não deixe adormecido seu sonho encantado. Porque se ele foi plantado em seu interior, tem um motivo. Seja definido, seja audacioso, seja o que você quiser, mas tenha uma meta bem traçada para isso.

Deixe o uni duni tê só para cantar e vá trilhar seu caminho definitivo.

Advertisements

One thought on “Uni Duni Tê

  1. Sempre muito bom
    Agora o q se precisa e colocar em prática por que afinal de contas nem tudo na vida pode ser escolhido no uni duni te na verdade bem poucas coisas

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s