Razão

O egoísmo bom

tumblr_mb1d3oulJd1rzfyeqo1_500

Um título um tanto contraditório, não é mesmo? Há poucas coisas tão horríveis quanto o egoísmo. Essa palavra me causa dor de cabeça por ter um significado tão frívolo. Ser egoísta ao meu ver é ser desinteressado no próximo. E haveria desinteresse pior que este sendo que, um dos grandes mandamentos é amar ao próximo como a si mesmo? Pois é, acho que não. O mandamento é claro, ame o próximo como a si mesmo. Amar o próximo como a si mesmo. Amar como a si mesmo. Amar a si mesmo.

Hum… Conseguem enxergar algo que parece complexo, mas na verdade é muito simples? Como ser bom para alguém, se você não consegue estar bem consigo mesmo? É preciso sim, ser bom para o outro, pensar, cuidar e ajudar o próximo. Porém, e você?

O que muita gente confunde são os famosos extremos, como sempre. Ou é 8 ou 80. Mas estão totalmente errados! O que seria da vida sem o equilíbrio? Ele é vital à sobrevivência. Fazer pelos outros é decididamente importante, mas quando seus limites chegam ao fim, quem se carrega é você. Se algo te faz mal, deixe de lado. Do que adianta cuidar de todos ao seu redor, se não cuida de si próprio?

Em certos momentos, fechar os olhos pode ser a melhor decisão. Para o seu próprio bem. Para que você não desvie sua atenção do foco.

Se há uma atividade fazendo mal ao seu corpo, pare. Não continue pelos outros. Se há uma amizade te atrapalhando, largue. Independente do que digam. Se há um lugar que você não gosta, não vá. Mesmo que todos queiram ir. Se fazer a vontade dos outros está te desgastando, não perca mais tempo. Apenas diga não. Apenas mude a rota.

Esse é o “egoísmo bom”. Um termo que encontrei para dizer que pensar em si mesmo às vezes se faz, e muito, necessário. Por que se você não estiver bem, como continuará ajudando os demais? Seja sábio no que diz respeito a sua vida. Não deixe o seu lado mesquinho lhe dominar jamais. Mas também, não permita que o seu lado bonzinho predomine sempre. Deus quer antes de tudo que saibamos nos amar e nos dar o melhor, para que possamos fazer isso por quem mais precisar.

Pense nos que estão ao seu redor, mas nunca esqueça de você. Seja bom, não bobo.

Advertisements

2 thoughts on “O egoísmo bom

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s